Aulas de Inauguração do Mestrado de Girona – Set/2014

Foi ministrada, na manhã do último sábado (27), a aula inaugural do curso de pós-graduação Master/Especialização em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial, fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Judicial de MS (Ejud-MS), o IDH e a Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona, na Espanha.
Essa parceria possibilitou aos magistrados sul-mato-grossenses a realização do curso de 384 horas e duração de três semestres letivos. Além disso, os magistrados terão ampla qualificação na temática garantista e processualista, com titulação acadêmica de especialista. Os que complementarem os estudos em Girona e defenderem dissertação terão ainda o título de mestre pela Universidade de Girona (European Credit Transfer Sisten).
O representante do Instituto de Direito e História (IDH), Celso Philbois, prestigiou a aula inaugural e ressaltou que o IDH é parceiro da Ejud-MS desde 2012. “Com mais esta turma contaremos com 105 matriculas de juízes que já participaram dos cursos de pós-graduação que temos em parceria com o TJMS. Número que representa 50% da magistratura sul-mato-grossense. Cabe ainda ressaltar a importância do que isto representa em termos de integração e troca de experiência entre os alunos, que passam a trabalhar em equipe”.
O professor Adrian Sgarbi, que ministra aulas em Girona e Rio de Janeiro, responderá pela coordenadoria acadêmica ao lado do diretor de Girona, Jordi Ferrer Bertran, e do Des. Ruy Celso.
O professor Sgarbi garantiu que o curso possui especialistas de primeiro nível de diversos países, tais como: Espanha, México, Peru, Itália, Argentina e Brasil, todos empenhados em dar formação continuada aos magistrados, aproveitando as características comuns da comunidade Ibero-americana. Sgarbi apresentou um vídeo informativo sobre a Cátedra Jurídica de Girona e discorreu sobre dois pontos: a cátedra de cultura jurídica e o processo acadêmico, bem como esclareceu sobre as aulas que serão ministradas em Mato Grosso do Sul pelos professores que virão ao Brasil e sobre as aulas que serão em Girona, no início de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *