Detalhe arquitetônico Gaudi

Master
Fundamentos da
Responsabilidade Civil

MESTRADO EM FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL

A Universidade de Girona é uma universidade pública espanhola, consistentemente classificada entre as 12 melhores universidades do país em rankings nacionais. A Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona, cuja missão geral é melhorar e difundir a cultura jurídica ibero-americana, é hoje um centro de Referência Mundial dos Estudos da Prova.

A Cátedra de Cultura Jurídica oferece programas de formação pós-graduação, caracterizados pela participação de grandes juristas internacionais. Esta é uma característica distintiva da Cátedra, que a torna única em nosso ambiente como centro de formação: não se limitam aos professores da Universidade de Girona, mas utilizam para cada disciplina uma ampla rede de contatos acadêmicos que permite integrar os melhores especialistas internacionais em cada disciplina no corpo docente. Por isso, os programas oferecidos pela Cátedra são, nesse sentido, únicos.

A parceria da Cátedra de Cultura Jurídica com o Instituto de Direito e História aliou a excelência acadêmica da UdG, com a experiência e metodologia inovadora do IDH para gerir os programas de Mestrado e Doutorado , que combina formação on-line síncronas e presencial intensiva com a flexibilidade exigida pela atividade jurisdicional, o que faz com que o avanço acadêmico, qualifique e estimule as funções judicantes.

O diferencial que oferecemos é a qualificação dos Magistrados trabalhando. Possibilitando que tragam as suas experiencias profissional a um patamar de excelência acadêmica. Com muito menos custos, e transtornos administrativos para instituição parceira.

MESTRADO EM FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL

Duração:
O curso terá duração de 24 meses, com inicio em setembro de 2025.
Serão 1500 horas de atividades acadêmicas.

Formato do curso:
Aulas Sincronas 100% on-line e presenciais em Girona de 3 semanas, em junho/julho de 2026. As sessões serão quinzenais, as quintas e sextas feiras e/ou sábados. Sempre no período matutino, das 8 às 12h, para possibilitar a interação com os professores europeus.

Aos alunos que justificadamente não puderem participar da sessão, as aulas serão gravadas e disponibilizada no site.
As aulas serão ministradas por professores doutores, europeus e Ibero-americanos, indicados pela Cátedra de Cultura Jurídica da Universidade de Girona. As avaliações dos módulos se dará por elaboração de artigos ou apresentação de trabalhos, conforme a metodologia de cada professor.

Idioma: A dissertação de master poderá ser redigida e defendida em português ou espanhol ou outra língua da União Europeia com a utilização das normas da ABNT. As aulas serão ministradas em espanhol, inclusive pelos professores italianos.

**Será oferecido um curso em paralelo e opcional de espanhol instrumental jurídico, com mensalidades de R$ 450,00.

Forma de Pagamento:
O pagamento será realizado em 24 parcelas no valor de R$ 2.836,00; através de boletos bancários e link para pagamento com cartão de crédito emitidos pela UdG e convertidos em Euros.
Valores serão corrigidos anualmente.

Taxa de Matricula: 450,00(quatrocentos e cinquenta reais)
Taxas de Emissão de diplomas e o apostilamento (opcional) será paga pelo aluno ao final do curso.

O programa conta com dupla titulação das Universidade de Girona ES (Próprio) e Universidade de Genova IT (Acadêmico) ambas instituições públicas. O Diploma é europeu, mas passível de validação no Brasil(opcional), mediante os tramites regulamentados pelo MEC.

Para informações sobre valores de mensalidade, responda ao formulário clicando no botão ao lado

CORPO DOCENTE E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Professores da área:

Teoria geral da responsabilidade

Carolina Fernandez Blanco

Harmonização e tendências da responsabilidade civil no direito comparado

Miquel Martin Casals

Análise económica do direito de danos

Diego Papayannis

Danos meio-ambientais

Albert Ruda González

O nexo de causalidade na responsabilidade civil

Hugo Acciarri

A responsabilidade civil e sua cobertura por seguro

José Antonio Badillo Arias

Responsabilidade por produtos defeituosos e serviços sanitários

Josep Solé

Danos no direito de familia

Jordi Ribot I Igualada

Litígios complexos em matéria de danos

Carlo V. Giabardo y Marco Segatti

A prova na responsabilidade civil

Jordi Ferrer

A prova pericial

Carmen Vázquez

Metodologia da pesquisa jurídica

Adrian Sgarb